"Por Natália Makarova"
A dança é a arte do movimento e da expressão, onde a estética e a musicalidade prevalecem.
Estética quer dizer "o sentimento da beleza na natureza, nos objetos e nas artes".
Sendo o corpo humano o instrumento da arte na dança, é necessário discipliná-lo e desenvolvê-lo a fim de que o mesmo atinja, através de movimentos harmônicos e coordenados, toda a plasticidade, pureza de linhas e expressão possíveis.
É impossível dançar sem musicalidade e ritmo. Estes dois sentimentos atraem fortemente a pessoa que deseja estudar balé.
De um modo geral, a prática da dança permite desenvolver e enriquecer as qualidades do homem no seu físico, na sua mente e psique. A beleza corporal, a visão, a precisão, a coordenação, a flexibilidade, a tenacidade, a imaginação e a expressão são a essênsia do ensino da dança.
BELEZA- A dança melhora extraordináriamente a postura do corpo através de seus exercícios preparátorios,consertando o relaxamento das costas e dos ombros, joelhos para dentro,pés chatos. Os exercícios ajudam a queimar as gorduras em excesso, desenvolvem uma bela musculatura e desintoxicam o organismo aumentando a capacidade respiratória; além do mais,dão um belo porte, naturalidade, elegância e segurança nos movimentos.
VISÃO- Assim como os pintores e escultores, os dançarinos desenvolvem a capacidade de perceber as formas e linhas, nas suas proporções harmônicas e equilibradas.
PRECISÃO- A velocidade ou rapidez e a precisão na execução de certos movimentos controlam e disciplinam o sistema nervoso, muscular e mental, aumentando e fortalecendo o equilíbrio interno.
COORDENAÇÃO- Exercícios tais como saltos, pontas, equilíbrios, baterias exigem esforços particularmente grandes, fazendo trabalhar os músculos na sua capacidade máxima.
FLEXIBILIDADE- Liberdade de movimentos dentro de um controle muscular, que, unida à força, dá toda a beleza nos movimentos mais difíceis e técnicos.
TENACIDADE- Esta é,sem dúvida alguma, a qualidade mais indispensável para a formação de um bailarino e artista profissional, aliada aos atributos essenciais: Estética e Musicalidade.
IMAGINAÇÃO- Não existe arte sem imaginação. Na dança, esse campo é infinito. A imaginação é uma tendência natural mas pode ser trabalhada e desenvolvida através da música, da poesia, das lendas, da prosa e é impotantíssima para a complementação de um artista.
EXPRESSÃO- É a qualidade artística mais importante, não somente na dança mas em todas as artes. Estudos de mímica especializada para atores e bailarinos possibilitam encontrar os gestos instintivos fundamentais e naturais que expressam as grandes emoções,para retransmitir com precisão e veracidade.