terça-feira, 29 de abril de 2014

Dia 29 de abril Internacional da Dança!

Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de Abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.
Ainda é uma efeméride nova e até mesmo desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nestes últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.
Ao criar o dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o dia 29 de Abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomina, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre balé de sua época, "Letters sur la Danse".
O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas á dança. ( revista -Dança Brasil).
 

quarta-feira, 9 de abril de 2014

O QUE É A DANÇA?

Na sua forma elementar, a dança é a necessidade natural e instintiva do homem de exaurir, pela movimentação, um estado emocional.
                 De um improviso desordenado a uma forma disciplinada, a dança acompanhou a evolução do homem, aperfeiçoando-se à medida que o homem se civilizava.
        A dança-ciência ou arte apresenta-se como o entendimento completo das possibilidades físicas do corpo humano, que permite exteriorizar um estado latent, pelo jogo de músculos, segundo as leis naturais do ritmo e da estética.

UM POUCO DE HISTÓRIA

                   A dança é a mais antiga das artes criadas pelo homem. Os homens começaram a dançar muito antes do que a cantar ou fazer música. Assim como o amor e a religião foram as primeiras emoções do homem, a dança foi a maneira primitiva de expressão humana.
Não é muito fácil traçar em poucas palavras a origem da dança, por esta ser, primariamente, uma manifestação emocional do homem. Como manifestação instintiva, teve sua origem com o próprio homem. Ao tentar responder à pergunta "A dança precedeu a música ou a música precedeu à dança?"  poderíamos prolongar indefinidamente os argumentos ora a favor da dança (como a dança dos macacos) ora a favor da música (como o rouxinol que entoa sua melodia imóvel num galho).
Uma criança dança como a andorinha porque o dia está bonito, porque ela sente alegria de viver. O adulto dança para obter a cura das doenças, para pedir chuva, para assegurar a fecundidade da terra, como prelúdio ao combate, como exteriorização de vitórias,para comemorar macabramente a morte ou como estímulo na iniciação nupcial. Enfim, em cada manifestação da vida o homem se exteriorizava dançando, em rituais, com movimentos que podem ser imitativos ou não. Seres humanos vivendo em países afastados por milhares de quilômetros, sem nenhum meio de comunicação, passaram pela mesma fase de evolução e procuraram atingir, com movimentos de tipos determinados este aspecto da civilização que se chama dança.
Sem que desaparecesse no seu primeiro palco natural na África negra, a evolução se processou através do Egito e da  Cáldeia; da Assíria, da Judéia, da Pérsia, das Índias, do Japão, da China, da Grécia, de Roma e da Europa Ocidental, prosseguindo pela Idade Média e a Renascença até o momento em que se caracterizou como arte natural. 
(Livro Ballet-Dalal Achcar).

terça-feira, 8 de abril de 2014

A DANÇA


"Por Natália Makarova"

    A dança é a arte do movimento e da expressão, onde a estética e a musicalidade prevalecem.
Estética quer dizer "o sentimento da beleza na natureza, nos objetos e nas artes".
Sendo o corpo humano o instrumento da arte na dança, é necessário discipliná-lo e desenvolvê-lo a fim de que o mesmo atinja, através de movimentos harmônicos e coordenados, toda a plasticidade, pureza de linhas e expressão possíveis.
É impossível dançar sem musicalidade e ritmo. Estes dois sentimentos atraem fortemente a pessoa que deseja estudar balé.
De um modo geral, a prática da dança permite desenvolver e enriquecer as qualidades do homem no seu físico, na sua mente e psique. A beleza corporal, a visão, a precisão, a coordenação, a flexibilidade, a tenacidade, a imaginação e a expressão são a essênsia do ensino da dança.


BELEZA- A dança melhora extraordináriamente a postura do corpo através de seus exercícios preparátorios,consertando o relaxamento das costas e dos ombros, joelhos para dentro,pés chatos. Os exercícios ajudam a queimar as gorduras em excesso, desenvolvem uma bela musculatura e desintoxicam o organismo aumentando a capacidade respiratória; além do mais,dão um belo porte, naturalidade, elegância e segurança nos movimentos.


VISÃO- Assim como os pintores e escultores, os dançarinos desenvolvem a capacidade de perceber as formas e linhas, nas suas proporções harmônicas e equilibradas.

PRECISÃO- A velocidade ou rapidez e a precisão na execução de certos movimentos controlam e disciplinam o sistema nervoso, muscular e mental, aumentando e fortalecendo o equilíbrio interno.

COORDENAÇÃO- Exercícios tais como saltos, pontas, equilíbrios, baterias exigem esforços particularmente grandes, fazendo trabalhar os músculos na sua capacidade máxima.

FLEXIBILIDADE- Liberdade de movimentos dentro de um controle muscular, que, unida à força, dá toda a beleza nos movimentos mais difíceis e técnicos.

TENACIDADE- Esta é,sem dúvida alguma, a qualidade mais indispensável para a formação de um bailarino e artista profissional, aliada aos  atributos essenciais: Estética e Musicalidade.

IMAGINAÇÃO- Não existe arte sem imaginação. Na dança, esse campo é infinito. A imaginação é uma tendência natural mas pode ser trabalhada e desenvolvida através da música, da poesia, das lendas, da prosa e é impotantíssima para a complementação de um artista.

EXPRESSÃO- É a qualidade artística mais importante, não somente na dança mas em todas as artes. Estudos de mímica especializada para atores e bailarinos possibilitam encontrar os gestos instintivos fundamentais e naturais que expressam as grandes emoções,para retransmitir com precisão e veracidade.